Há um grande abismo que separa o mundo do jovem de Deus do mundo do jovem sem Deus. Ainda que o jovem de Deus viva no mesmo mundo físico que os demais, o seu mundo espiritual não se mistura com o daqueles, ou seja, ele trabalha, vai à escola, toma o autocarro, possui família como os demais jovens, porém está consciente de que não tem mais parte com este mundo, isso se ele realmente teve um encontro com o Senhor Jesus. “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2 Coríntios 5.17)
Então, se ele está em Cristo é uma nova criatura o que significa “feito nova” ou “feita de novo”, e não apenas melhorada. Muitos estão totalmente enganados, quando pesam que já se converteram e tiveram um encontro com Jesus, baseando-se apenas em algumas mudanças e melhoras na sua vida e comportamento. É como um carro, por exemplo. Você já deve ter notado que, ano após ano, as empresas automobilísticas costumam mudar a aparência dos seus carros para incentivar novas vendas e fazer com que o modelo do ano anterior pareça “velho”. Assim, eles pegam aquele “modelo antigo” e fazem umas pequenas mudanças, por exemplo: se o farol era quadrado, então eles põem um redondo e mudam também o lugar da antena. Se o pára-choques era liso, então eles colocam um friso dourado e assim por diante. O resultado final é que o carro parece mais atraente, diferente, renovado. Porém, se você olha por detrás daquelas “mudanças”, verá que é o mesmo carro do ano passado apenas numa versão melhorada. Assim, existem também muitos que apesar de dizerem que possuem Deus e que são cristãos, na verdade não são. Porque ainda que apresentem algumas mudanças no comportamento e passem a cultivar melhores hábitos, contudo, no seu interior, permanecem a mesma velha criatura, apenas uma “versão melhorada” do que costumavam ser.
“Se o jovem quer ser de Deus, então tem que ser determinado a não ceder às ciladas do diabo e não se deixar levar pela “cabeça” dos outros.
Todo o tipo de pessoa entra na igreja e o simples fato de entrar na igreja não faz de qualquer pessoa um cristão, como também, se uma pessoa entra num canil não quer dizer que ela seja um cão! Por isso, tome muito cuidado com as amizades. Fique bem claro que não queremos dizer com isso o jovem deva se alienar de tudo e de todos no mundo, querendo viver apenas na igreja. Se fosse assim, então, como alcaçaria mos os que estão lá fora? O tipo de comportamento que estamos ensinando é tal qual ao do Senhor Jesus quando aqui esteve. Ele andava entre os pecadores, assentava-se e comia com eles, mas nunca fazia o que faziam. O Seu comportamento influenciava os que estavam ao seu redor, mas Ele não era influenciado por eles; assim deve ser o jovem de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário