quinta-feira, 24 de março de 2011

A Verdadeira Adoração


 "Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores." (Mc 4:23)
Entendemos no texto acima, que Deus procura adoradores verdadeiros. Se existem os verdadeiros é porque existem também os falsos. Mas afinal, quem é quem? Quais são as características que diferenciam um do outro?

Sem dúvida, à luz desse versículo, podemos encontrar a resposta para tais perguntas. Foquemos então, no trecho do versículo, que apresenta as características da verdadeira adoração: "em espírito e em verdade". Adorar em espírito é estar ligado à Deus em pensamento, uma vez que espírito se refere a intelecto. Sendo assim, é algo que podemos fazer vinte quatro horas por dia, em qualquer lugar e sem que precisemos necessariamente dizer palavra alguma. Entendemos que, o que Deus quer, é que em todo tempo a nossa mente esteja ocupada com a vontade dEle.

Adorar em verdade também tem a ver com isso. Lembremos do que Jesus falou aos Fariseus: " Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens." (Mt 15:7- 9)

A religiosidade faz com que as pessoas adorem apenas com a boca, mas a conduta das mesmas evidencia que as palavras que proferem diante de Deus não são verdadeiras, uma vez que não são confirmadas por atitudes que mostrem que Ele está acima de tudo na vida delas.

A Bíblia está repleta de exemplos de verdadeiros adoradores. Podemos citar aqui Abraão, Noé, Jó, Daniel e tantos outros que andaram com Deus. Todos esses homens marcaram a história com atitudes que demonstraram que Deus estava acima de tudo na vida deles, ou seja, provaram que o que diziam para Ele era verdade. E mais importante do que o que fizeram é o que foram! Homens de caráter justo, retos, que se desviavam do mal e lembravam o Criador pela forma que se conduziam.

E hoje em dia, qual é o conceito que a maioria das pessoas tem de louvor e adoração? Infelizmente, para a maioria, essas palavras estão ligadas a músicas e repetitivas palavras de amor dirigidas a Deus. Não que isso seja errado. De maneira nenhuma! Mas torna-se vão se não houver uma vida de obediência irrestrita à Ele.

Vejamos o exemplo de Abraão, que só teve a fé aprovada quando obedeceu a ponto de se dispor a abrir mão daquilo que ele mais amava: "Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho." (Gn 22:12)
 Abraão não precisou cantar nenhuma música ou mesmo ficar por horas dizendo "eu te amo". Com uma atitude de obediência ele demonstrou a importância que Deus tinha para ele.

Tudo isso faz-nos entender porque razão há pessoas que estão há tanto tempo louvando, cantando e buscando mas não conseguem receber o Espírito Santo. A verdade é que o que atrai o Espirito Santo não é o louvor das músicas ou palavras, mas o sacrifício da vida no altar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário