quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Dons e Frutos

Dom ou fruto! O que é mais importante?

Para que essa pergunta seja respondida, é preciso primeiro que se entenda o significado de cada um.

Um dom está diretamente ligado a capacidade de fazer bem alguma coisa. Já o fruto está ligado a conduta, caráter, ao ser, ao invés de fazer.

De acordo com as escrituras, o Espírito Santo, concede-nos dons, de acordo com a vontade dEle: "A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso.

Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento;
a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar;
a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las.

Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente (Co 12/7ao 11).

Todos os dons tem um fim proveitoso, são benéficos e resultam na Glória de Deus. Mas é preciso, que aquele por quem estes se manifestam, não traga para si mesmo a glória, ou mesmo, se apóie em seus feitos, como se isso lhe garantisse a salvação. A verdade é que quando alguém, independente de quem seja, manifeste a fé, o milagre vai acontecer!

Não são poucas as pessoas, que participaram de uma única reunião na igreja, receberam um milagre e nunca mais voltaram.

Também sabemos que muitos pastores e obreiros, no passado foram muito usados por Deus com sinais e prodígios e no entanto, hoje não estão mais no nosso meio. São pessoas que se apoiaram nas obras, mas não tinham frutos, não havia intimidade com Deus ou novo nascimento.

Não nos esqueçamos que o próprio Diabo manifesta sinais e engana a muitos! O verdadeiro cristão é conhecido pelos frutos que a sua vida apresenta!

" Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia,
idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções,
invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,
mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei (Gl 5/19 ao 23).

Ainda que alguém, manifeste vários dons, conquiste prosperidade (que também está escrito que é um dom), mas por outro lado, essa pessoa não apresente os frutos do Espírito, não tem o caráter de Deus, então ela não nasceu de novo.

"Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?

Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade (Mt 7/ 22,23)".

Para Deus o mais importante é o que somos e não o que fazemos!

Todos os que tem os frutos tem dons, nem todos os que manifestam dons tem os frutos!

Bispo Adilson silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário