segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Plantando uma nova raiz



Desde o dia 02 de Outubro, quando iniciou o evento "Corte a raiz", em todos os cenáculos do Espírito Santo, bispos e pastores têm ensinado como identificar e eliminar a raiz do problema. Contudo, para que tenhamos uma nova vida e comecemos a dar bons frutos, não basta que a raiz má seja eliminada, é preciso plantar uma nova e boa raiz  para que ela produza bons frutos.

O bispo Renato Cardoso nos ensina que o primeiro passo  para adquirirmos essa nova raiz é trocar a fonte de nossa confiança. Segundo ele, o próprio Deus nos explica isso através do profeta Jeremias (17:5-8):

"Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! Confiar nos médicos, advogados, sábios deste mundo e também em sua própria sabedoria e capacidade; esquecer-se de depender de Deus. Note que estes viverão sob uma maldição -  não se trata apenas de má sorte ou períodos ruins, mas de um estado constante de negatividade e sofrimento.

"Porque será como o arbusto solitário no deserto(abandono, solidão, isolamento, rejeição, desprezo) e não verá quando vier o bem (cego por seu próprio orgulho, perderá as oportunidades; poderá até ter bens, mas não os aproveitará - como muitos ricos desse mundo); antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável (atrairão coisas ruins, viverão nas piores circunstâncias).

Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR (faz dEle a sua raiz. Dependência. Apoia-se somente nEle).

Porque ele é como a árvore plantada junto às águas (o Espírito Santo), que estende as suas raízes para o ribeiro (que sai do trono de Deus) e não receia quando vem o calor (as más notícias, maus momentos), mas a sua folha fica verde (não muda sua aparência, como muitos que são de lua, dependem das circunstâncias externas); e, no ano de sequidão (dificuldades prolongadas), não se perturba (estado mental e emocional), nem deixa de dar fruto" (nada é desculpa para que não dê fruto, pois essa árvore continua sendo alimentada pelos lençóis d’água junto à raiz).

O bispo explica que quando trocamos nossa fonte de confiança, reconhecemos que Jesus é nossa Raiz. “Ele é a fonte de toda a energia que você precisa para a vida. Mas, para receber essa energia, você tem que estar conectado nela, e ser receptor dela. Longe de Mim, nada podeis fazer  - disse Ele."

Para finalizar, o bispo nos orienta como aplicar isso na nossa vida:

"Retire sua confiança de pessoas, coisas, conhecimentos e de si mesmo, e ponha-a totalmente em Deus. Estude, sim; vá ao médico, sim; interaja com pessoas, sim, mas não confie nessas coisas. Saiba que tudo é limitado e pode lhe decepcionar.

Passe a desenvolver uma dependência, um relacionamento com a verdadeira Raiz, Jesus. Fale com Ele constantemente. Medite no que Ele diz na Bíblia. Frequente a Casa dele com outros da mesma fé. Busque agradá-LO e seguir seus conselhos", recomenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário