quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Como lidar com a raiva?



Sentir raiva é algo comum em nossos dias. É um sentimento que, muitas vezes, provém da frustração diante de situações cotidianas nas quais perdemos o controle. Pode ser motivado contra alguém ou algo, mas se exterioriza, principalmente, quando nos sentimos feridos ou ameaçados. A raiva também pode ser uma emoção passageira ou prolongada e recebe outros nomes conforme a intensidade: rancor, ira, fúria, ódio, crueldade.


Tão importante quanto saber os diferentes nomes pelos quais é conhecida a raiva é saber lidar com ela e controlá-la. Existem inúmeras situações que nos fazem senti-la, mas, quando percebemos que estamos sendo injustiçados ou quando vemos alguém que sofre a injustiça, parece que a raiva aflora

com mais facilidade.


Estopim da raiva          


A raiva é uma das emoções que estão mais presentes na vida moderna. Estando muito bem escondida dentro de nós ou expressada violentamente, ela nos incomoda e provoca culpa. A raiva pode preencher alguém com uma energia tão intensa que é quase impossível ficar por perto dela sem se sentir afetado.


Muitas são as reações: sentir raiva também, medo, constrangimento ou simplesmente incômodo. Pouquíssimos de nós ficariam indiferentes ou compassivos a ela. Quando essa onda furiosa passa, sobram a vergonha, o mal-estar, objetos quebrados, relacionamentos desfeitos, acidentes, e uma sensação muito grande de arrependimento.


Muitos tentam suprimir a raiva, mas, em estado de contenção ela só vai acumular-se e tornar-se cada vez mais poderosa. Bastará apenas um motivo, inclusive o mais bobo, para que ela seja totalmente liberada. E aquela pessoa que é sempre tão controlada, mostra-se totalmente modificada, transtornada, fazendo coisas inacreditáveis. E ninguém entende como algum motivo tão insignificante pode gerar uma reação tão avassaladora.


O que fazer?


Há uma série de atitudes que podem ser tomadas para tentar controlar a raiva. Quando estiver diante de alguém que lhe faz sentir raiva, conte até 10. Se não for suficiente, conte até 100. Respirar de forma profunda é uma boa forma de acalmar-se, já que respirações lentas abrandam o ritmo cardíaco.


Por outro lado, exercícios aeróbicos, como a caminhada rápida ou a corrida, podem ser ótimos para lidar com o problema, pois liberam, no sangue, adrenalina e endorfina, substâncias que ajudam a acalmar e a controlar as emoções.


Também é possível tomar uma atitude, literalmente, mas no momento adequado: tenha uma garrafa de água sempre por perto e quando aquela pessoa de quem você sente raiva começar a falar, faça como se fosse tomar água, mas não engula ou cuspa o líquido. Segure a água na boca até que o desafeto pare de falar ou vá embora. Só então tome a água.


Escrever sobre o problema também permite que você abrande o sentimento ruim e ajuda a pensar qual a melhor forma de lidar com ele. Quando reagimos imediatamente a algo, a decisão é baseada na emoção. Então utilize a sua fé inteligente. A chance de resolver a adversidade da melhor forma é muito maior quando pensamos de cabeça fria. Há também distrações que podem diminuir a raiva: cozinhar, andar com o cachorro, desenhar, praticar seu hobby predileto.


Mude de atitude e ore


Não reagir a uma provocação ajuda muito. Um estudo recente descobriu que responder solidariamente quando um colega lhe trata de forma ríspida é uma boa forma de resolver uma situação tensa. Outra sugestão que pode funcionar, mesmo que você não esqueça o incidente, é perdoar quem provoca raiva. O perdão pode ajudá-lo a parar de remoer os pensamentos ruins que não saem da sua cabeça.


Pesquisadores mostram que se a pessoa conseguir orar a Deus pelo outro que a deixou com raiva, acaba conseguindo abrandar esse sentimento. A oração dissipa os pensamentos negativos. A resolução, talvez, não pareça simples, mas quem estiver disposto a tentar pode começar pelas atitudes que julgar mais fáceis, até atingir as alternativas mais difíceis. Mas, para chegar lá, é preciso dar o primeiro passo e contar com a orientação do Senhor Jesus, o Solucionador, para resolver o problema.


Pense nisso!



Nenhum comentário:

Postar um comentário