Conforme prometido, falaremos nesta semana sobre as atividades realizadas no Edifício Memorial. Após a conclusão do arrasamento das estacas, iniciou-se a implantação dos blocos e vigas baldrames das fundações.
Para melhor entendimento do leitor, de forma simplificada e não acadêmica, a função dos blocos de fundação é receber cargas solicitadas da superestrutura (pilares, vigas, lajes e alvenarias) e distribuí-las igualmente nas estacas.
E, pelo método de ação e reação, o solo reage de forma a resistir a estes esforços.
Já as vigas baldrames, também conhecidas como cintas de fundação, funcionam como elementos de travamento horizontal entre os blocos. Além disso, tem a função de apoiar as alvenarias de fechamento e divisórias do prédio, que recebem os esforços destas alvenarias, e distribui toda esta carga, de maneira equilibrada, nos pontos de apoio (blocos e estacas).
Cabe ressaltar que, para a definição de todo modelo estrutural adotado, foi concebido, para solucionar de forma específica, a arquitetura do edifício, onde foi elaborado um estudo detalhado que pudesse atender a todas as expectativas técnicas e propiciar agilidade no processo construtivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário