sexta-feira, 11 de março de 2011

SOMOS TODOS FILHOS DE DEUS?

Nascido da carne...

Os nascidos da carne estão entre a segunda quarta parte dos que ouvem a palavra, conforme disse o Senhor Jesus:
Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra.

Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. Mateus 13: 5,6

Explicado seu conteúdo, acrescenta:

O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. Mateus 13:20,21

Muitos ouvem a Palavra e não a compreendem. Isso não acontece com os que são mencionados nesses versículos, pois eles a ouvem e a compreendem. Inclusive, eles a recebem imediatamente com alegria, mas em seguida, logo se escandalizam.

Os nascidos da carne são carnais. Este grupo de pessoas é, essencialmente, constituído por aqueles que vivem na base da emoção. São vítimas da bajulação do pastor de tal forma que acabam se tornando membros fiéis do pastor, e não do Corpo do Senhor Jesus, que é a Igreja. Se o pastor for transferido para outra localidade, os carnais imediatamente também se transferem para permanecer junto dele. Os nascidos da carne sempre seguem os passos do ‘’ pai na carne’’. Se este cair em pecado, eles também serão motivados a cair, porque a ‘’carne está ligada à carne’’.

A natureza carnal sempre está voltada para seus próprios objetivos e projetos. Essa característica, inclusive, a diferencia da natureza espiritual.

Os interesses do nascido da carne contrariam os interesses do nascido do Espírito. Enquanto o primeiro procura fazer sua própria vontade, o segundo, o nascido do Espírito Santo, procura fazer a vontade de Deus, cujo interesse está no bem estar do próximo.

A fé emotiva e o entusiasmo são constantes nos nascidos da carne. Isso lhes proporciona grande alegria, não do Espírito, mas da própria carne, quando o assunto diz respeito às promessas de Deus. Porém, quando o texto sagrado exige obediência, submissão às autoridades, perdão, dar outra face, arrependimento, oração pelos perseguidores e demais atitudes de caráter cristão, isso provoca tristeza a até revolta nos carnais. E eles reagem carnalmente alegando injustiça.

Esse tipo de pessoa confunde a fé natural com a fé sobrenatural, o sentimento de emoção com a convicção do intelecto. A vida do carnal é como feijão no algodão molhado- cresce rápido na aparência, mas por não ter raiz consistente não produz fruto.

O nascido da carne é por natureza religioso e tem aparente comunhão com Deus, mas o resultado final de sua vida religiosa é frustração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário